Páginas

Pesquisa

Você conhece o Slow Design?


Depois do Slow Food agora é vez do Slow Design


Depois do Slow Food, movimento italiano que combate o fast-food e enaltece a diversidade e as tradições culinárias, é a vez do politicamente correto invadir a decoração. Pois então surgiu na França um novo movimento que se chama Slow Design, teoria desenvolvida pelo professor universitário ingles Alastair Fuad-Luke. É ecológico e valorizador das formas e processos artesanais de criação e produção. O movimento propõe a criação de objetos contrários à invasão das peças padronizadas. É um basta para a nossa obsessão por velocidade, quantidade e globalização. Um dos ícones do movimento é o crochê, já usado em mesas, cadeiras e luminárias.
A crise na Europa fez o mundo do design repensar a produção industrial e em grande escala. O trabalho doslow design é feito num ritmo mais lento e valoriza a mão de obra e a história de cada criação. O tricô e o crochê impulsionam o movimento de revalorização do feito à mão. Os passatempos de nossas avós ressurgem nas passarelas, nos salões de design e nas galerias de arte. Há uma interação com as matérias-primas e os instrumentos aparentemente esquecidos no passado, como a fonte de materiais fornecidos pela natureza, seja o algodão, o linho, seja a lã.croche
O movimento preocupa-se em produzir objetos que sejam atemporais, mesmo que isso signifique um maior tempo de fabricação, porque ao serem feitos à mão, os objetos slow se tornam únicos. Técnicas manuais valorizam designers e tradições locais e não há nada mais sustentável do que isto. Fica na contramão do comércio desenfreado. Alguns artistas usam o crochê até como manifestação artística urbana e fazem instalações em cidades cosmopolitas para lembrar as pessoas que elas têm, literalmente, que respirar e viver. Um exemplo disso é o grupo 13 pompons que usa o Mollet para revestir postes e árvores nos centros urbanos.
O grupo Droog Design, holandês, expõe em galerias de todo o mundo e inclusive já passou pelo Brasil. Suas obras são ótimo exemplo do conceito Slow. Outros representantes emblemáticos são o 5.5 Designers, um coletivo formado por três jovens designers, que aproveita a reciclagem para criar peças cheias de humor; e a holandesa Hella Jongerius que faz um jogo entre tecnologia e artesanato em móveis, cerâmicas e tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Blog do Seu Luiz

2leep.com