Páginas

Pesquisa

Exercícios após a menopausa previnem o câncer de mama

Muitos dos benefícios da prática de exercícios físicos são velhos conhecidos da população. A boa notícia é que, se praticados com intensidade moderada, podem auxiliar também na prevenção ao câncer de mama em mulheres que já entraram na menopausa. É o que sugere a fisioterapeuta Mariana Dias de Carli, da Reichmann Ortopedia de Chapecó, a partir da publicação de um estudo publicado no jornal Câncer, na última segunda (25), por pesquisadores americanos.

O estudo avaliou mais de três mil mulheres e constatou que aquelas que já estão na menopausa e começaram ou mantiveram atividades físicas tiveram menos chances de desenvolver câncer de mama. Qualquer tipo de exercício - sem exageros - foi significativo na redução da inccancermamaidência da doença. As descobertas somam-se a outros estudos que relacionaram exercícios à redução da incidência de câncer de mama. Mas como os demais, o recente trabalho não prova que é a atividade física em si que reduz o risco do câncer. Ainda assim, de acordo com a pesquisadora Lauren McCullough, há muitas razões para crer que ginástica e esportes têm um papel importante no combate à doença.

Para a pesquisadora, uma das razões indiretas é a redução de gordura do corpo. O excesso de gordura é relacionado ao alto nível de determinados hormônios, incluindo o estrogênio, assim como substâncias ligadas ao crescimento corporal, que podem estimular o desenvolvimento do tumor.

De acordo com Mariana, outro estudo publicado no ano passado pelo mesmo jornal já apontava a obesidade como a maior responsável pela forma mais comum de câncer de mama em mulheres de mais idade. A pesquisa ainda assinalou o sintoma como mais prejudicial que o consumo de álcool e o tabagismo. “Os estudos certificam o que já sabemos, a atividade física moderada se praticada regularmente representa um fator preponderante para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças”, salienta.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Blog do Seu Luiz

2leep.com