Páginas

Pesquisa

Saiba como fazer o auto-exame da tireóide

A tireóide é a glândula responsável pela produção de hormônios que auxiliam o controle do metabolismo no corpo humano. Ela interfere na função de órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins. Influencia ainda no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, no sono e no humor.

As principais doenças da tireóide são hipertireoidismo, hipotireoidismo e os nódulos. Esses distúrbios são muito prevalentes na população. Estudos ultra-sonográficos têm demonstrado que 30 a 50% dos adultos assintomáticos apresentam algum tipo de nódulo na tireóide. Cerca de 10% das mulheres acima dos 40 anos e em torno de 20% daquelas com mais de 60 manifestam alguns problemas tireoidiano. É importante ressaltar que todas as pessoas, independente da idade e sexo, estão sujeitas a alterações na glândula tireóide.

O hipotireoidismo ocorre quando a tireóide produz uma quantidade de hormônio abaixo dos níveis considerados normais. Pode ser causado por doença auto-imune (em que o próprio corpo produz anticorpos contra a tireóide), após cirurgias tireoidianas ou pelo tratamento com iodo radioativo. As principais queixas são: cansaço, depressão, pele ressecada, unhas quebradiças, constipação intestinal, aumento de peso e inchaço.tireoide

O hipertireoidismo se desenvolve quando há um excesso de hormônios tireoidianos. São sintomas da doença o nervosismo, fraqueza muscular, palpitações, sudorese, perda de  peso, tremores e queda de cabelos. As causas mais comuns são doença auto-imune e bócio multinodular tóxico.

Os nódulos tireoidianos, únicos ou múltiplos, são frequentes e, geralmente, assintomáticos. Embora a grande maioria desses nódulos seja benigna, todos eles precisam ser avaliados cuidadosamente, já que cerca de 5% dos casos são malignos.

Todos os sintomas descritos anteriormente podem ser acompanhados ou não de alterações na forma de tireóide, como aumento de volume ou presença de nódulos. Esses achados podem ser pesquisados em um auto-exame:

                             Material necessário: um copo com água e um espelho

                              1) Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo

                                  do Pomo de Adão (popularmente conhecido como gogó). Sua tireóide

                                  está localizada aí.

                               2) Estenda a cabeça para traz para que esta região fique mais exposta.

                                   focalize-a pelo espelho.

                               3) Beba um gole de água e engula.

                               4) Com o ato de engolir, a tireóide sobe e desce. observe se há alguma

                                   protrusão ou nódulos na sua tireóide.

Ao observar alterações no auto-exame ou em caso de sintomas compatíveis com doenças tireoidianas, procure seu Endocrinologista, para que seja realizado o correto diagnóstico destas disfunções e instituído o tratamento mais adequado, de acordo com as particularidades de cada paciente.

Fonte: Folha da Saúde

Texto por: Da. Carolina Wust do N. Gaya/Endocrinologista/Fone:(47)3037-1127

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Blog do Seu Luiz

2leep.com