Páginas

Pesquisa

Que tal dar a volta ao mundo em um só lugar?

Isto será possível a partir desta sexta-feira, dia 20, quando começa a Mãos da Terra - Feira Internacional de Cultura e Artesanato. A feira que já foi vista por mais de 350 mil pessoas desembarca pela segunda vez em Blumenau com novidades. O evento é uma parceria da M&K Art, Promoções e Eventos, Fundação Cultural de Blumenau e Parque Vila Germânica.

Durante dez dias - 20 a 29 de maio - o blumenauense poderá visitar essa verdadeira torre de babel que é a Mãos da Terra. Uma mistura de idiomas, hábitos e costumes de povos de 20 países de quatro continentes (veja lista abaixo). A feira também reúne o artesanato e os sotaques de artesãos de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal que estarão expondo e comercializando seus produtos. Em um espaço exclusivo, 50 artistas locais, que participam do Programa do Artesanato da Fundação Cultural de Blumenau, exibirão o melhor do artesanato da região do Vale do Itajaí na Mostra do Artesão Blumenauense.


“A Mãos da Terra é um choque de culturas”, define o diretor de Operações da M&K, Marcus Romera. As pessoas, observa ele, “apreciam e compram o artesanato nacional e internacional, mas também são atraídas pela curiosidade de conhecer mais sobre a cultura de alguns países de hábitos e costumes bastante diferentes dos nossos padrões. Estamos trazendo para Blumenau, por exemplo, a arte e a cultura do Paquistão, Índia, Indonésia, Turquia, Tunísia, África do Sul e Senegal”, revela Romera.

MaosEmBlu
Casado com uma brasileira, o marroquino Abdel Aziz Bahsain, especialista em arte árabe, andaluz e geometria, usa todo o seu conhecimento para pintar formas geométricas e escrever o nome das pessoas, no idioma árabe, em mandalas. Tudo em completa sintonia com os elementos da natureza. A técnica é conhecida como Dibujo Geométrico. Abdel já morou no sul da Espanha; hoje, radicado em Florianópolis, se diz um apaixonado pelo Brasil e viaja por todas as regiões do país para divulgar o seu trabalho.


Abdel vai estar na Praça do Artesão, junto com o chileno Pablo Diaz, que pinta quadros de paisagens numa rapidez espantosa. A técnica é conhecida como aerografia. Diaz chega a pintar 50 quadros num único dia. Técnica semelhante é usada pelo cartunista Figuer Maia para transportar a pessoa ou pessoas para qualquer lugar do planeta. “O cliente diz onde e como quer estar, a gente se vira para criar o ambiente”, sintetiza Figuer. No mesmo espaço do Artesão, índios da tribo Pataxós, do sul da Bahia, com suas vestimentas e danças típicas, comercializarão o seu artesanato em madeira. Duas vezes por dia, os índios se apresentam para o público da feira.

A programação cultural da Mãos da Terra e Mostra do Artesão Blumenauense contempla ainda shows quase diários de música e dança típica do Vale do Itajaí. A feira funcionárá das 15 às 22 horas. O ingresso custa R$ 5,00 - crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam.

Fonte: PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Blog do Seu Luiz

2leep.com