Páginas

Pesquisa

Breve Histórico da Universidade Regional de Blumenau

A Biblioteca Universitária da FURB disponibilizou na Internet um livreto ilustrado intitulado “Breve Histórico da Universidade Regional de Blumenau”. O texto de 34 páginas, feito a pedido da Coordenadoria de Planejamento, foi redigido pelo servidor, escritor e historiador Viegas Fernandes da Costa, coordenador do Projeto Sarau Eletrônico, com o apoio de Liane Kirsten Sasse, que coordena o Centro de Memória Universitária (CMU), e do diretor da Biblioteca, Darlan Jevaer Schmitt.

Construído a partir da linha do tempo disponível na página da FURB na Internet, “Breve Histórico” relata momentos marcantes da instituição, como o reconhecimento da instituição como universidade pelo Conselho Federal de Educação, em 6 de novembro de 1985, a inauguração dos blocos A, B e C do Câmpus 1, em 2 de agosto de 1969, até as passeatas pela federalização da universidade, no ano passado (foto acima).Furb

Viegas pesquisou também o livro “Uma contribuição para a história da FURB”, de Luiz Antônio Soares e Sueli Petry, a monografia de Liane sobre o movimento estudantil na universidade e também o arquivo de entrevistas da CMU. “Normalmente os livros apresentam a FURB como um produto de indivíduos como Martinho Antônio da Veiga e Milton Pompeu da Costa Ribeiro. O que o artigo traz de novo é que a FURB surgiu de uma realidade estadual, dentro de um contexto que discutiu a instalação de universidades também em outras cidades da região, como Rio do Sul e Itajaí. Havia uma disposição no cenário político, educacional e econômico que permitiu acalentar este projeto em Blumenau”, afirma Viegas.

Segundo Schmitt, o artigo foi um pedido da Coordenadoria de Planejamento, que pretende usá-lo como introdução ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FURB. “A ideia futura é aproveitar este material e aprofundá-lo para, no aniversário de 50 anos da universidade (em maio de 2014), lançar um livro ilustrado da história da FURB”, antecipa o diretor da Biblioteca.

Baixe o livreto aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Blog do Seu Luiz

2leep.com