Páginas

Pesquisa

Delícias de Chapecó

Os saborosos pratos e as melhores receitas culinárias à base de carne de aves e suínos integram o livro “Delícias de Chapecó”, que será lançado nesta quarta-feira (24), às 20 horas, no Clube Recreativo Chapecoense. A obra conta com o patrocínio da Coopercentral Aurora Alimentos e Globalfood, apoio da Fundação Aury Luiz Bodanese, da Unochapecó e do GR.OR. Do Brasil – Santa Catarina. A entidade beneficiada com a comercialização da publicação será o Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS (Gapa) de Chapecó.

“Com o intuito de incentivar o consumo da carne branca, a cada ano é selecionada uma região de Santa Catarina. Em 2012, Chapecó será prestigiada com esta publicação que integra cultura, economia e solidariedade. O livro contempla receitas, história do município, da cooperativa e da entidade beneficiada. Os recursos arrecadados com a comercialização do livro serão destinados a um projeto social”, realça a presidente da Fundação, Isabel Cristina Machado.

A proposta de elaboração do livro surgiu na MercoAgro 2010 – Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, realizada no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó. Na época, a ideia foi analisada, discutida e organizada, com lançamento previsto para este ano. deliciaschapeco

“O livro, não é apenas mais uma publicação de receitas, pois está dividido em três capítulos: a história de Chapecó, da Aurora e do GAPA. Pode-se afirmar que é um farto material estatístico e histórico das carnes brancas, aves e suínos, desde 1980”, antecipa o autor Nilson Olivo.

As receitas dos pratos à base de carne de aves e suínos, foram desenvolvidas pelo curso de Gastronomia da Unochapecó, com o envolvimento de vários estudantes. “Isso valoriza os chapecoenses”, comenta o autor.

O material é muito utilizado nos cursos superiores de Veterinária e Engenharia de Alimentos, além das empresas agropecuárias de todo o Brasil. O primeiro livro foi publicado em 2004 no município de Criciúma. Outras edições também foram lançadas em Brasília, São Paulo, Paranavaí, Barbacena, Forquilinha e Seara.

Para definir a entidade que seria beneficiada com os recursos da comercialização dos livros foi lançado edital para seleção dos projetos. Ao todo foram efetuadas 11 inscrições. O projeto escolhido foi do GAPA prevê a aquisição de uma sala para a instituição, que desenvolve seus trabalhados há 23 anos em um espaço alugado. O valor de R$ 70 mil contemplará parte da negociação da sala comercial.

A Aurora e a Fundação são parceiras do GAPA desde 2008, por meio do programa “Vivendo Saúde”, que visa desenvolver atividades voltadas à qualidade de vida com ênfase na promoção da saúde. Essa iniciativa já atendeu mais de 72 mil pessoas. Porém, a parceria também contempla ações de prevenção da saúde nas temáticas que abordam AIDS, DST, droga, violência e questões de gênero.

“O ambiente de trabalho é um espaço importante para influenciar as pessoas para que adotem novos estilos de vida. Desta maneira se formam multiplicadores da prática que atinge os familiares e a comunidade onde o colaborador está inserido. O GAPA desenvolve um trabalho de conscientização e sensibilização, pois a sociedade ainda não percebeu a importância da prevenção contra a AIDS”, comenta Isabel.

Nilson Olivo é natural de Criciúma, casado e tem três filhas. Administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e conceituado palestrante nas áreas de Administração e Marketing, com foco em mercado de carnes brancas. Por 20 anos foi gerente, diretor e superintendente da Agroeliane/Serasa. Há 13 anos é diretor comercial da Globalfood – Divisão de carnes e da Olivos – Alimentos e Bebidas Funcionais.

Sempre teve forte envolvimento comunitário, colaborando em instituições sociais, educacionais, recreativas, ecológicas e beneficentes. Além disso, é autor de 13 livros, entre eles: “Mercado Mundial de Carnes”, “Famiglia Olivo”, “O mundo das carnes” e “Herança”.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Blog do Seu Luiz

2leep.com