Páginas

Pesquisa

8ª edição da Feira de Economia Solidária de Santa Maria

Na próxima sexta-feira (13), tem início a 8ª edição da Feira de Economia Solidária do Mercosul e a 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), que vão acontecer no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul (Brasil). 



A expectativa é receber cerca de 160 mil pessoas do Brasil e dos países vizinhos, que terão a oportunidade de participar de debates, palestras, caminhadas, feiras, seminários e mostras.
A tradicional Feira de Economia Solidária do Mercosul é um espaço que se constitui para fortalecer os fóruns de Economia Solidária, promover o intercâmbio de experiências e a comercialização de produtos dos empreendimentos solidários. Além disso, ajuda a conscientizar sobre a necessidade de um comércio justo e do consumo solidário. São esperados para expor e participar trabalhadores/as do campo e da cidade, indígenas, catadores/as, e membros da agricultura familiar e das agroindústrias familiares. Também podem participar todos os interessados na temática. A partir de quarta-feira começam a chegar à Santa Maria as caravanas dos países do Mercosul.
De acordo com Irmã Lourdes Dill, coordenadora Geral da 8ª Feira de Economia Solidária, o evento, que acontece até o dia 15, domingo, já tem sucesso garantido.FeiraStaMaria2013
"Os eventos que acontecem no final de semana serão experiências aprendentes e ensinantes. Os participantes vão presenciar um novo jeito de debater durante as oficinas, palestras e seminários e vão conhecer uma nova forma de comercializar. Santa Maria já é considerada a capital mundial da Economia Solidária e nos próximos dias vai receber a maior feira da América Latina", assinala.

Irmã Lourdes acrescenta que a solidariedade já pode ser vista durante este período de montagem do espaço físico da feira, onde estão presentes inúmeros voluntários e voluntárias para ajudar a erguer as estruturas que vão abrigar os participantes. De 80 a 100 pessoas trabalham, por dia, para preparar o espaço que deve receber 160 mil pessoas, nove mil a mais do que no ano passado.
Entre as atividades da programação a coordenadora Geral da feira chama atenção para os momentos com os indígenas e os catadores e destaca a 8ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz, que acontece na sexta-feira, às 14h, antecedendo a abertura oficial da feira, às 16h. Irmã Lourdes também aponta a importância do seminário sobre cooperativismo que terá a presença de Paul Singer, secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, às 9h do sábado (14).
A programação também contempla os preparativos para o 2º Fórum e a 2ª Feira Mundial de Economia Solidária, que acontecerão de 11 e 14 de julho de 2013, em Santa Maria. No domingo, será realizada reunião para escolher os temas e os eixos centrais a serem discutidos nestes eventos e na 9ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 20ª Feicoop. Desde já, os/as participantes das atividades deste ano vão ser convidados a se prepararem para os eventos de 2013.
Neste final de semana, em paralelo com a 8ª Feira de Economia Solidária e a 19ª Feicoop, acontece também a 11ª Feira Nacional de Economia Solidária, a 12ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar, o 8º Seminário Latino Americano de Economia Solidária e o 8º Levante da Juventude, ações promovidas pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio da Prefeitura Municipal.
Irmã Lourdes diz que estes eventos acolhem todos os interessados e interessadas e encerra com um Provérbio Africano que ela afirmar significar o que vem sendo feito pelos fomentadores/as da economia solidária "Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas mudarão a face da terra".
Fonte: Cefep







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Blog do Seu Luiz

2leep.com