Páginas

Pesquisa

Rio Itajaí-Açu baixa de 10 metros e Blumenau tenta voltar ao normal

A úlitma medição feita pelo Centro de Operações do Sistema de Alerta (Ceops) aponta que o nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, está com 9,81m. A verificação foi feita às 20h. A medição anterior, às 18h, mostrava que o nível estava em 10,04m. A previsão do Ceops é que o nível do Rio Itajaí-Açu possa chegar a 8m a partir das 18h deste domingo. Com este nível, é possível que nenhuma rua da cidade esteja mais alagada.

Blu155220110910

Blumenau fecha o sábado abastecendo 70% da população com água potável. A ETA II, localizada na rua Bahia e a mais afetada pela enchente, já está operando com 80% da sua capacidade. Mas cerca de 90 mil pessoas continuam sem abastecimento, pois residem em regiões mais altas, onde a água demora mais para chegar. A previsão para restabelecer toda a rede é para quarta-feira, dia 14.

A coleta de lixo também retomou as atividades neste sábado, com seis dos 10 caminhões. De acordo com a Gerência de Resíduos Sólidos, a coleta será realizada durante 24h, até que a situação esteja normalizada. A previsão é que isso aconteça na segunda-feira, dia 12.

O município está com 711 unidades consumidoras sem energia elétrica. O número, que chegou a 19 mil, vem diminuindo conforme a vazão das águas. A previsão da Celesc é de que a energia seja restabelecida em toda a cidade a meia noite. Apenas as ruas com cota abaixo de 10m e com risco devem ficar sem energia, totalizando cerca de 100 unidades consumidoras. Em caso de emergência, o contato deve ser realizado pelo telefone 0800 48 0196.

Neste domingo, dia 11, às 6h, o sistema do Transporte Coletivo voltará a operar totalmente. Todos os terminais já estarão limpos para atender aos usuários. O preço da passagem, domingo, é de R$1,50. Das 32 linhas que estavam em funcionamento durante o dia de hoje, apenas nove não completavam o itinerário normal.

O sol forte já pela manhã foi o maior aliado e o estímulo de moradores e comerciantes para o sábado de manhã. Enquanto as águas do Rio Itajaí-Açu baixavam, era hora de fazer a limpeza e reconstituir o que a enchente danificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Blog do Seu Luiz

2leep.com