Páginas

Pesquisa

Ícone da elegância pode causar danos à saúde

Considerado ícone da elegância feminina, o salto alto aparece em diversas versões e tornou-se um objeto de desejo que ilustra páginas de revistas, internet, filmes e, até mesmo, capas de livros. O problema é que o charme e a sensualidade proporcionada por este tipo de calçado pode trazer consequências sérias com o passar do tempo. “O uso contínuo pode encurtar a musculatura das panturrilhas, causar joanetes, dores na coluna e, ainda, deformar o pé”, alerta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, da Reichmann da Ortopedia de Chapecó.

Reichmann complementa que as articulações e estruturas mais afetadas com o uso indevido de salto são a parte anterior do pé, o tornozelo, os joelhos e músculos posteriores das coxas e das pernas e da coluna vertebral.

Os pés são responsáveis por sustentar uma sobrecarga diária do corpo humano e, por isso, merecem cuidados especiais. O médico aconselha alternar o padrão dos calçados, visando descansar o antepé e manter a flexibilidade da musculatura da perna. A mulher que costuma utilizar o salto com frequência e, quando estiver sem ele, sentir dores nas pernas, nos joelhos ou nas costas, deve ficar atenta. “O ideal é diminuir gradativamente o uso e praticar alongamentos para minimizar a dor e evitar problemas futuros”.saltoalto

O mercado da moda produz sapatos com até 15 centímetros de salto e calçados infantis também são fabricados com elevação, atraindo meninas em fase de crescimento. “Na infância, o salto alto pode comprometer o desenvolvimento da menina,”explica Reichmann.

Segundo o médico, pessoas que tem encurtamento de musculatura posterior das pernas e dor nas costas ao mesmo tempo podem obter alívio temporário com o salto alto. Mas essa situação é uma faca de dois gumes: o uso habitual, embora alivie a dor, estará perpetuando o encurtamento muscular e comprometendo a postura (hiperlordose), além de prejudicar a saúde ortopédica dos pés com formação de joanetes.

Para as mulheres que, em função do trabalho, necessitam usar salto alto, a orientação é retirar o sapato sempre que possível, mesmo que por breves instantes e colocar os pés de molho na água quente à noite por 30 a 40 minutos para relaxar a musculatura e aliviar as tensões das fáscias.

O médico adverte que as mulheres que, mesmo depois de apresentarem as complicações, insistirem no uso de salto alto, poderão sofrer o agravamento das lesões e necessitar de intervenção cirúrgica. “O uso prolongado deixa as articulações doloridas, inflamadas e, com o tempo, provocam artroses que são desgastes nas cartilagens articulares”.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Blog do Seu Luiz

2leep.com